Para quem pratica marketing de conteúdo, saber contar uma boa história tem sido cada vez mais um diferencial. Apresentar um produto ou serviço conseguindo os contextualizar dentro de um cenário, mesmo que apenas fictício, é uma forma de despertar o interesse do público, prender a atenção e encantar quem já é cliente. Se você ainda não entende o que é storytelling, acompanhe esse conteúdo até o fim! Cinderela, João e o pé de feijão, Rapunzel. Essas são algumas das histórias que toda criança já ouviu e traz os  modelos de contação de história que conhecemos: existem personagens, um enredo e geralmente uma lição no fim.Read More →

Existem algumas imagens que se você ver, com toda certeza saberá do que se trata. Esse é o caso do logotipo vermelho com escrita branca de uma marca de refrigerante ou de uma fruta mordida que representa uma das ­ senão a mais ­ famosas empresas de eletrônicas do mundo. Estamos falando, respectivamente da Coca­Cola e da Apple e provavelmente você já sabia disso pela breve descrição. É sobre como isso acontece e a importância desse fenômeno que vamos falar hoje em nosso blog. O Valor de Marca (ou brand equity), é um valor adicional ao produto, ou seja: ele não é exatamente o valorRead More →

Imaginemos que você é diretor de marketing e possui a responsabilidade de conduzir uma marca global, competidores agressivos e consumidores extremamente seletivos e críticos. Passou horas estudando e analisando pesquisas. Formatou um documento de várias páginas. Uma consultoria a peso de ouro foi contratada para auxili-lo, permitindo maior visibilidade a respeito do mercado em questão. A diretoria e o conselho fitam-lhe o semblante a cada decisão tomada. Chega a hora da agência: o briefing é passado formalmente. Uma avalanche de informações, métricas e metas. Passam-se algumas semanas e a agência retorna. Um criativo e o executivo de contas (ou o próprio diretor da agência), começamRead More →

Quem está atrás de novos clientes precisa estar também atento às estratégias que podem ajudar na missão de conquistar negócios mês a mês. Dentre essas estratégias, uma que tem ganhado espaço e mostrado muita eficiência é a estratégia de CRM. Essas três letras que em português significam Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente trazem inúmeras vantagens para sua equipe de vendas. Hoje vamos falar sobre o que é CRM e os principais benefícios. Confira! CRM: O que é? Muito mais do que um software de gerenciamento, CRM é a estratégia que coloca o cliente como foco da negociação. A técnica de falar do produto eRead More →

O marketing de atração é tão poderoso que mesmo informações negativas atraem a percepção do público. E por razões humanas parece que o negativo possui um poder ainda maior de chamar a atenção. Os jogos olímpicos Rio 2016 geraram uma receita na publicidade acima de R$ 2 bilhões. Uma receita que supera as expectativas em 20%, mesmo em meio a crise devastadora que atinge o Brasil. A curiosidade e o mistério que envolvem nosso país atraem ainda mais a atenção dos milhões de espectadores em todo o mundo. Diga-se de passagem, a maior audiência concentrada em um único evento internacional são, justamente, os jogos olímpicos,Read More →

Normalmente estamos excessivamente preocupados e com medo do erro. O ambiente empresarial não o aceita. Quando algo não vai bem, buscamos o culpado, nos preenchemos de justificativas. E, em algumas vezes, até rompemos relacionamentos em negócios promissores que acabam por se perderem justamente nesses momentos críticos. Mas o que o erro pode nos mostrar? Em primeiro lugar devemos ter ciência de que quando “tudo vai bem” tendemos a nos acomodar. Não é assim? Quando temos um hábito assimilado (mesmo que destrutivo) consideramos que tudo vai bem. Tudo certo até que esbarramos na realidade. É comum considerarmos que quando julgamos saber algo, acabamos habitando na zonaRead More →

Alguns fatos que estão ocorrendo nestes últimos tempos são surpreendentes. Basta prestarmos atenção. Pertenço à geração dos nascidos entre as décadas de 1960 e 1970 (sou de 1968). Portanto pertenço à geração “X”. Possivelmente a geração mais sofrida da história da humanidade. Mas não quero entrar nesse detalhe. O fato é que ocorreram tantas mudanças nas últimas décadas que temos tido a grata satisfação de convivermos. Ou seja, o homem pré-histórico e o contemporâneo em convívio. Sim, exatamente. Sou pré-histórico. E se você faz parte da minha geração, ou anterior, também é. Nossa formação neurológica é diferente. Somos (sou) analógicos. Minha geração tem consciência daRead More →