Posicionamento pode ser definido como a promessa realizada pela marca. Uma promessa que considera fatores tangíveis e intangíveis. Os tangíveis são mais fáceis de traduzir por expressar os aspectos concretos relativos ao negócio. Mais fáceis, mas ,nem por isso, completos. Para sintetizar uma promessa que represente a camada de valores da empresa, é necessário pressupor como os “clientes” fazem essa leitura. Subjetiva e ampla, a visão deve observar toda a cadeia de valores. Os quais são prerrogativas individuais na tomada de decisão. Posto isso, pode-se concluir que um posicionamento deve considerar todos os aspectos envolvendo o negócio. E, além disso, oferecer, no discurso da marca,Read More →

  O posicionamento de marca é o lugar que a sua empresa quer ocupar na mente do consumidor. Como ela quer ser lembrada pelo público e todos aqueles que se envolvem com ela. Isso normalmente já é definido antes do empreendedor começar a sua empresa ou nos primeiros momentos de contato com o cliente, porém, é comum observar que existe uma dificuldade em transpor para o meio digital todo o relacionamento e posicionamento que se tem no mundo offline.   Confira como a sua empresa pode ter um posicionamento digital relevante e tirar bons resultados desses meios.   Comunicação digital x offline   No meioRead More →

Nova Aliança Logo após a fusão entre cooperativas vinícolas, que resultaram numa das maiores processadoras de vinhos e sucos da América Latina, foi necessária a renovação de identidade de alguns produtos. Dentre eles a família de varietais SANTA COLINA.       Produzidos na Região da Campanha, paralelo 31, a marca faz parte da seleta família de vinhos finos da Cooperativa. Frutados ou encorpados oferecem uma excelente opção para a mesa do consumidor brasileiro, com suas múltiplas aptidões e preferências. A promessa de um vinho acessível e de alta qualidade, tendência internacional, serviu de guia inspiracional para este projeto. A necessidade de reconhecer o produtoRead More →

  De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, para uma empresa ter sucesso nos dias de hoje e no futuro, ela precisa entender que os consumidores apreciam o desenvolvimento da personalidade da marca. Pois, cada vez mais, eles tendem a personificar a marca, atribuindo-lhe características físicas e personalidade própria. Ou seja, é necessário que a empresa desenvolva um DNA autêntico, que será a sua grande diferenciação no mercado.   Como o DNA humano, o qual determina todas as nossas características físicas, propensões e até atitudes, o de uma marca diz como ela realmente é, sendo refletido não só em um logotipo,Read More →

Para quem pratica marketing de conteúdo, saber contar uma boa história tem sido cada vez mais um diferencial. Apresentar um produto ou serviço conseguindo os contextualizar dentro de um cenário, mesmo que apenas fictício, é uma forma de despertar o interesse do público, prender a atenção e encantar quem já é cliente. Se você ainda não entende o que é storytelling, acompanhe esse conteúdo até o fim! Cinderela, João e o pé de feijão, Rapunzel. Essas são algumas das histórias que toda criança já ouviu e traz os  modelos de contação de história que conhecemos: existem personagens, um enredo e geralmente uma lição no fim.Read More →

Existem algumas imagens que se você ver, com toda certeza saberá do que se trata. Esse é o caso do logotipo vermelho com escrita branca de uma marca de refrigerante ou de uma fruta mordida que representa uma das ­ senão a mais ­ famosas empresas de eletrônicas do mundo. Estamos falando, respectivamente da Coca­Cola e da Apple e provavelmente você já sabia disso pela breve descrição. É sobre como isso acontece e a importância desse fenômeno que vamos falar hoje em nosso blog. O Valor de Marca (ou brand equity), é um valor adicional ao produto, ou seja: ele não é exatamente o valorRead More →

Imaginemos que você é diretor de marketing e possui a responsabilidade de conduzir uma marca global, competidores agressivos e consumidores extremamente seletivos e críticos. Passou horas estudando e analisando pesquisas. Formatou um documento de várias páginas. Uma consultoria a peso de ouro foi contratada para auxili-lo, permitindo maior visibilidade a respeito do mercado em questão. A diretoria e o conselho fitam-lhe o semblante a cada decisão tomada. Chega a hora da agência: o briefing é passado formalmente. Uma avalanche de informações, métricas e metas. Passam-se algumas semanas e a agência retorna. Um criativo e o executivo de contas (ou o próprio diretor da agência), começamRead More →

Quem está atrás de novos clientes precisa estar também atento às estratégias que podem ajudar na missão de conquistar negócios mês a mês. Dentre essas estratégias, uma que tem ganhado espaço e mostrado muita eficiência é a estratégia de CRM. Essas três letras que em português significam Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente trazem inúmeras vantagens para sua equipe de vendas. Hoje vamos falar sobre o que é CRM e os principais benefícios. Confira! CRM: O que é? Muito mais do que um software de gerenciamento, CRM é a estratégia que coloca o cliente como foco da negociação. A técnica de falar do produto eRead More →

O marketing de atração é tão poderoso que mesmo informações negativas atraem a percepção do público. E por razões humanas parece que o negativo possui um poder ainda maior de chamar a atenção. Os jogos olímpicos Rio 2016 geraram uma receita na publicidade acima de R$ 2 bilhões. Uma receita que supera as expectativas em 20%, mesmo em meio a crise devastadora que atinge o Brasil. A curiosidade e o mistério que envolvem nosso país atraem ainda mais a atenção dos milhões de espectadores em todo o mundo. Diga-se de passagem, a maior audiência concentrada em um único evento internacional são, justamente, os jogos olímpicos,Read More →