Existem algumas imagens que se você ver, com toda certeza saberá do que se trata. Esse é o caso do logotipo vermelho com escrita branca de uma marca de refrigerante ou de uma fruta mordida que representa uma das ­ senão a mais ­ famosas empresas de eletrônicas do mundo. Estamos falando, respectivamente da Coca­Cola e da Apple e provavelmente você já sabia disso pela breve descrição. É sobre como isso acontece e a importância desse fenômeno que vamos falar hoje em nosso blog. O Valor de Marca (ou brand equity), é um valor adicional ao produto, ou seja: ele não é exatamente o valorRead More →

Imaginemos que você é diretor de marketing e possui a responsabilidade de conduzir uma marca global, competidores agressivos e consumidores extremamente seletivos e críticos. Passou horas estudando e analisando pesquisas. Formatou um documento de várias páginas. Uma consultoria a peso de ouro foi contratada para auxili-lo, permitindo maior visibilidade a respeito do mercado em questão. A diretoria e o conselho fitam-lhe o semblante a cada decisão tomada. Chega a hora da agência: o briefing é passado formalmente. Uma avalanche de informações, métricas e metas. Passam-se algumas semanas e a agência retorna. Um criativo e o executivo de contas (ou o próprio diretor da agência), começamRead More →

Quem está atrás de novos clientes precisa estar também atento às estratégias que podem ajudar na missão de conquistar negócios mês a mês. Dentre essas estratégias, uma que tem ganhado espaço e mostrado muita eficiência é a estratégia de CRM. Essas três letras que em português significam Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente trazem inúmeras vantagens para sua equipe de vendas. Hoje vamos falar sobre o que é CRM e os principais benefícios. Confira! CRM: O que é? Muito mais do que um software de gerenciamento, CRM é a estratégia que coloca o cliente como foco da negociação. A técnica de falar do produto eRead More →

O marketing de atração é tão poderoso que mesmo informações negativas atraem a percepção do público. E por razões humanas parece que o negativo possui um poder ainda maior de chamar a atenção. Os jogos olímpicos Rio 2016 geraram uma receita na publicidade acima de R$ 2 bilhões. Uma receita que supera as expectativas em 20%, mesmo em meio a crise devastadora que atinge o Brasil. A curiosidade e o mistério que envolvem nosso país atraem ainda mais a atenção dos milhões de espectadores em todo o mundo. Diga-se de passagem, a maior audiência concentrada em um único evento internacional são, justamente, os jogos olímpicos,Read More →

Normalmente estamos excessivamente preocupados e com medo do erro. O ambiente empresarial não o aceita. Quando algo não vai bem, buscamos o culpado, nos preenchemos de justificativas. E, em algumas vezes, até rompemos relacionamentos em negócios promissores que acabam por se perderem justamente nesses momentos críticos. Mas o que o erro pode nos mostrar? Em primeiro lugar devemos ter ciência de que quando “tudo vai bem” tendemos a nos acomodar. Não é assim? Quando temos um hábito assimilado (mesmo que destrutivo) consideramos que tudo vai bem. Tudo certo até que esbarramos na realidade. É comum considerarmos que quando julgamos saber algo, acabamos habitando na zonaRead More →

Alguns fatos que estão ocorrendo nestes últimos tempos são surpreendentes. Basta prestarmos atenção. Pertenço à geração dos nascidos entre as décadas de 1960 e 1970 (sou de 1968). Portanto pertenço à geração “X”. Possivelmente a geração mais sofrida da história da humanidade. Mas não quero entrar nesse detalhe. O fato é que ocorreram tantas mudanças nas últimas décadas que temos tido a grata satisfação de convivermos. Ou seja, o homem pré-histórico e o contemporâneo em convívio. Sim, exatamente. Sou pré-histórico. E se você faz parte da minha geração, ou anterior, também é. Nossa formação neurológica é diferente. Somos (sou) analógicos. Minha geração tem consciência daRead More →