Coco Chanel deixou legado vivo e espontâneo em sua marca. Imagino como serão os brainstormings nessa empresa. Ideias, rascunho, coragem, determinação, free mind, ação, tesão… É claro que deve haver reflexão extrema sobre tudo o que é produzido, seja na fábrica ou no marketing – evidente – uma marca assim não brinca. O que vale aqui, nesta reflexão são alguns pontos que gostaria de destacar: – Clareza de propósito. – Manutenção da identidade. – Sofisticação, simplicidade, originalidade. – Coragem, Coragem, Coragem. Muito distante de nossa realidade. Mas é importante olharmos para isso. https://www.linkedin.com/in/guto-bellini-branding/  Read More →

Toda marca é única, mas para ela ser forte e duradoura, é necessário que todos os envolvidos com ela falem a mesma língua. Desde o novo estagiário até o CEO, passando por fornecedores e terceirizados, precisam entender e conhecer de fato a marca, sua história, sua missão e valores. Não importa o tamanho da empresa, se você quer que a história e paixões do seu negócio sejam transmitidos corretamente, terá que ensinar, enfatizar e enfatizar às pessoas. E como isso é possível? Por meio de um brand book. Diferente de um manual de identidade, onde encontramos todas as especificações técnicas de uma marca e suaRead More →

Em sua terceira edição, agora alinhado ao novo website, sai da gráfica atualizado catálogo de produtos da Airway. A empresa, focada em proporcionar bem estar humano e animal, em ambientes de grande porte, possui atuação em toda a América Latina. Os materiais desenvolvidos pela agência foram feitos para conversar com públicos altamente dirigidos, em setores bem específicos, como o agronegócio e a indústria. Clareza de briefing e foco comercial: assim da gosto trabalhar. A liberdade criativa é imprescindível. Mas torna-se real quando exercida no ambiente adequado e com ferramentas corretas. Ótimos voos Airway! Ficha técnica Direção de criação: Guto Bellini Direção de artes: Anderson Fochesato TratamentoRead More →

Especialista em acessórios automotivos, a Track Acessórios de Caxias do Sul, apresenta os seus últimos lançamentos durante o evento que ocorre em São Paulo. Contratada para a execução do Catálogo Geral da marca, a agência gaúcha StudioDesign desenvolveu a peça promocional. Através do conceito “Liberdade é o seu caminho”, o catálogo conta com 84 páginas para apresentar a sua linha de acessórios.     Ficha técnica Direção de criação: Guto Bellini Aprovação cliente: Dalton Martins – Track Acessórios Direção de artes: Anderson Fochesato Tratamento de imagem e finalização: Anderson Fochesato Meios digitais: Pedro Bellini Fotografia: Ramon Munhoz Impressão Gráfica: Editora São Miguel  Read More →

Posicionamento pode ser definido como a promessa realizada pela marca. Uma promessa que considera fatores tangíveis e intangíveis. Os tangíveis são mais fáceis de traduzir por expressar os aspectos concretos relativos ao negócio. Mais fáceis, mas ,nem por isso, completos. Para sintetizar uma promessa que represente a camada de valores da empresa, é necessário pressupor como os “clientes” fazem essa leitura. Subjetiva e ampla, a visão deve observar toda a cadeia de valores. Os quais são prerrogativas individuais na tomada de decisão. Posto isso, pode-se concluir que um posicionamento deve considerar todos os aspectos envolvendo o negócio. E, além disso, oferecer, no discurso da marca,Read More →

  O posicionamento de marca é o lugar que a sua empresa quer ocupar na mente do consumidor. Como ela quer ser lembrada pelo público e todos aqueles que se envolvem com ela. Isso normalmente já é definido antes do empreendedor começar a sua empresa ou nos primeiros momentos de contato com o cliente, porém, é comum observar que existe uma dificuldade em transpor para o meio digital todo o relacionamento e posicionamento que se tem no mundo offline.   Confira como a sua empresa pode ter um posicionamento digital relevante e tirar bons resultados desses meios.   Comunicação digital x offline   No meioRead More →

Nova Aliança Logo após a fusão entre cooperativas vinícolas, que resultaram numa das maiores processadoras de vinhos e sucos da América Latina, foi necessária a renovação de identidade de alguns produtos. Dentre eles a família de varietais SANTA COLINA.       Produzidos na Região da Campanha, paralelo 31, a marca faz parte da seleta família de vinhos finos da Cooperativa. Frutados ou encorpados oferecem uma excelente opção para a mesa do consumidor brasileiro, com suas múltiplas aptidões e preferências. A promessa de um vinho acessível e de alta qualidade, tendência internacional, serviu de guia inspiracional para este projeto. A necessidade de reconhecer o produtoRead More →

  De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, para uma empresa ter sucesso nos dias de hoje e no futuro, ela precisa entender que os consumidores apreciam o desenvolvimento da personalidade da marca. Pois, cada vez mais, eles tendem a personificar a marca, atribuindo-lhe características físicas e personalidade própria. Ou seja, é necessário que a empresa desenvolva um DNA autêntico, que será a sua grande diferenciação no mercado.   Como o DNA humano, o qual determina todas as nossas características físicas, propensões e até atitudes, o de uma marca diz como ela realmente é, sendo refletido não só em um logotipo,Read More →

Para quem pratica marketing de conteúdo, saber contar uma boa história tem sido cada vez mais um diferencial. Apresentar um produto ou serviço conseguindo os contextualizar dentro de um cenário, mesmo que apenas fictício, é uma forma de despertar o interesse do público, prender a atenção e encantar quem já é cliente. Se você ainda não entende o que é storytelling, acompanhe esse conteúdo até o fim! Cinderela, João e o pé de feijão, Rapunzel. Essas são algumas das histórias que toda criança já ouviu e traz os  modelos de contação de história que conhecemos: existem personagens, um enredo e geralmente uma lição no fim.Read More →