Existem frases célebres que não podem ser lidas superficialmente. São ideias que convidam à reflexão. Do mesmo modo, há um excesso de informações no ambiente digital e nas redes sociais. Pensando nisso, criamos uma série de posts que provocam, literalmente, uma “freada” na leitura e que exigem reflexão e interpretação. “Gestão, para evocar a inteligência”, é dessa maneira que enxergamos nosso cliente Otimiza Consultoria. Veja abaixo alguns posts já publicados. Se você gostou, curte aí! Equipe de criação StudioDesign  Read More →

Uma nova marca deve carregar conceitos intrínsecos, revelando seu propósito e valores essenciais, oriundos da visão do administrador.   Fundo São muitos os fatores subjetivos que envolvem a administração empresarial. Por este ângulo, podemos aventar que os principais diferenciais de um modelo de gestão estão mais ocultos do que explícitos. Mesmo em organizações altamente profissionalizadas, clareza e alinhamento a respeito do “desenho do pensamento do negócio”, são de profundidade tal que fica difícil a sua correta tradução. Muitos gestores necessitam de ajuda nesse quesito, sob pena de construir imagem ( e autoimagem) dissonante da realidade. As representações simbólicas concernentes ao negócio, devem traduzir com maiorRead More →

Uma marca registrada e um logotipo são sem dúvida as ferramentas mais importante para o branding. A decisão que leva os gestores a pactuar por uma mudança visual, requer sensibilidade e visão estratégica apurada sobre o negócio e o seu mercado de inserção. Marca anterior:       Dentre os principais vetores de influência para esta decisão, estão a necessidade de renovação da imagem, a atribuição de novos e importantes significados, possibilitando que o público perceba a marca através de novos ângulos e, também, a necessidade de estabelecer um “ponto de corte”, trazendo revigoramento do negócio, a fim de angariar novos e melhores resultados. A equipeRead More →

Não podemos negar que as redes sociais nos expõem de forma intensa e permanente. E essa exposição, de acordo com os interesses, é determinante para construção de resultados e imagem pessoal e profissional. O devido cuidado com o nível de linguagem utilizado e a adequada canalização de conteúdos devem ser elaborados de forma estratégica e direcionada. A capacidade de estabelecer uma rede de contatos e conexão com algo ou alguém está diretamente relacionada ao contexto empresarial, indicando atitude saudável, com a possibilidade de escalar níveis superiores na carreira e no mercado.   A capacidade de aumentar o networking e de trabalhar com os outros, independentementeRead More →

Como é fácil “retirar a alma” de um projeto criativo. Há algumas histórias clássicas na relação entre um cliente e a sua agência de publicidade. Quem não conhece a história do macaco? Conta-se que uma grande montadora japonesa contratou uma agência de publicidade norte-americana, para criação de uma campanha de introdução da marca nos EUA. O roteiro do filme, apresentado para executivos do cliente, trazia como personagem principal um macaco, inspirado no filme King kong. O atendimento apresenta a ideia e é aplaudido pelo cliente. Campanha aprovada! Porém, como uma “pequena” ressalva do presidente da companhia: “O trabalho estava maravilhoso, mas algo deveria ser alterado: Read More →

Quem ensinou Larry King? E Chacrinha, O Velho Guerreiro? E Silvio Santos? E tantos outros comunicadores que fizeram e fazem parte da cultura popular? Comunicação é dom inato ao humano. A ciência da comunicação é campo de estudo recente. Estuda-se o inato e a técnica e como melhor desenvolvê-los e aplicá-los. No ambiente empresarial estas características nem sempre estão desenvolvidas. A habilidade deve estar concentrada em outros campos. Afinal não se pode esperar que uma empresa de alta tecnologia, por exemplo, esteja focada em comunicação de marca. Suas atividades precisam estar empenhadas no “core business”. Comunicação de marca é uma especialidade não central e queRead More →

  As decisões que tomamos são influenciadas, em grande parte, de modo inconsciente. Também os gestores agem intuitivamente. Os consumidores tomam decisões por razões ocultas. Mas como fazer esta leitura multidimensional? Em primeiro lugar dar-se conta que o fenômeno é real. Depois entregar o trabalho nas mãos de quem conhece este território. Quer um exemplo? o IIII o Você sabia que os faróis *redondos* do clássico Jeep foram criados por influência dos “olhos redondos” dos cavalos, animal admirado pelos consumidores da marca norte americana? Imagem Google © #branding #marca #cultura #identidade #identity #filosofia #essencia #designstudio_ #advertising #southamerica #content #primevo #talent #equity #valor #icon #lovemarks #jeepRead More →

Desenhar marca começa no “desenho” correto do seu propósito empresarial. Uma declaração consistente deve estabelecer, de algum modo, uma diferenciação de toda à concorrência. É daí que se reconhece o papel da percepção. Percepção é inteligência aplicada a um determinado contexto. Gerir pela percepção é o novo modelo que deve ser defendido. #branding #marca #cultura #identidade #identity #filosofia #essencia #designstudio_ #advertising #southamerica #content #primevo #talent #equity #valor #icon #lovemarks #percepcaoRead More →

A cultura da organização era quase que tangível. Ou até era em muitos aspectos. Parecia que suas virtudes brotavam “pelas paredes”. E como nada dura para sempre, aquele cenário motivador e sua filosofia foram abalados. Ideias “novas”, promessas “revolucionárias”, uma nova “gestão” incorporava-se. O que foi perdido? A essência. Os conceitos substituídos. Os paradigmas evolucionados. Marca é, por assim dizer, a transcendência dela mesma, ou seja: o nome, o símbolo e as cores são elementos físicos e tangíveis e que são correspondentes ao seu significado. É como se, de modo análogo, estes elementos “visíveis” fossem a ponta do iceberg. Todos os demais aspectos ocultos sãoRead More →

Identidades consolidadas podem (e devem) alterar seu design, quando mudanças completas são realizadas nas diretrizes de share. O serviço de armazenamento de dados mais conhecido no mundo quer maior interação entre os usuários, ampliando seu escopo para uma rede de trocas e fonte de pesquisa.Desta forma, o conhecido box com abas abertas evolui para um conjunto de losangos simétricos em uma nova paleta de cores. A troca da tipográfica também foi realizada, tornando o conjunto visual mais adaptável e maleável. Mudanças no escopo de uma organização devem ser bem adaptadas, também no design de identidade. Desta forma pode-se reposicionar (branding) o negócio mais rapidamente, comRead More →