O que é um Brand Book?

Toda marca é única, mas para ela ser forte e duradoura, é necessário que todos os envolvidos com ela falem a mesma língua. Desde o novo estagiário até o CEO, passando por fornecedores e terceirizados, precisam entender e conhecer de fato a marca, sua história, sua missão e valores. Não importa o tamanho da empresa, se você quer que a história e paixões do seu negócio sejam transmitidos corretamente, terá que ensinar, enfatizar e enfatizar às pessoas. E como isso é possível? Por meio de um brand book.

Diferente de um manual de identidade, onde encontramos todas as especificações técnicas de uma marca e sua identidade visual, um brand book conta mais. Podemos afirmar que ele é a materialização da empresa, sua personalidade, tom de voz e essência. Pode-se também adicionar a parte técnica para se ter um material completo, mas o objetivo aqui é engajar a pessoa com a marca.

Se a sua empresa fosse apresentar a própria história, como seria esse material? É importante pensar dessa maneira, pois a forma como o brand book será descrito tem que refletir a personalidade da marca, então, se for mais descontraída e informal, não tem problema fazer alguns comentários sarcásticos ou brincalhões, por exemplo. E, apesar do nome, não é obrigatório ser um livro, pode ser um aplicativo, site ou materiais que ajudem a refletir a essência da marca. Lembre-se, é a sua empresa que irá contar a história para engajar outras pessoas a também contarem.

Não é necessário ter um grande negócio para pensar em criar um brand book, basta querer que todos que se envolvem diretamente com ele falem a mesma linguagem. Então, o que podemos encontrar em um material desse?

  • Missão e visão;
  • Valores / Pilares;
  • História da marca;
  • Diferenciais da empresa;
  • Filosofia / Cultura organizacional;
  • Manifesto;
  • Tom de voz / Tipo de linguagem;
  • Aplicação de logo (tamanhos, cores, em fundos diferentes, margens, aplicações etc);
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Fotografia;
  • Exemplos de uso.

Não existem itens obrigatórios, o importante é atingir o objetivo de um brand book: contar a essência da marca e engajar pessoas com ela.

Alguns bons exemplos para você se inspirar:

Cidade de São Paulo

A identidade visual da cidade de São Paulo já é bonita por si só e, além de todas as especificações técnicas, nesse brad book entendemos o objetivo de todo esse trabalho que é mostrar a cidade como um lugar não só para se viajar ou se trabalhar, mas para se viver.

Em um trecho logo no começo do material, já é possível capturar o espírito do que eles querem apresentar: “Numa sociedade marcada pela cultura da cópia, onde todos fazem mais do mesmo, surpreender fica mais difícil. São Paulo é inusitada e tudo o que é inusitado chama a nossa atenção. A surpresa quebra a rotina e causa impacto. O inesperado faz parte do cotidiano da metrópole.”

Nike Football

Esse brand book é bastante visual, sem muitos textos – a maior parte deles, na verdade, está na seção de detalhamento técnico – e isso faz parte da linguagem e da personalidade da marca. Como eles mesmos dizem, é preciso ser grande, simples, de impacto e é exatamente isso que é transmitido. Uma foto forte, emotiva, com apenas duas ou três palavras grandes e que dizem muito.

Pencils of Promise

Neste material, temos um ótimo exemplo sobre a linguagem escrita representar a personalidade da marca. Logo na primeira página, teoricamente um simples sumário, você tem a sensação de estar conversando com uma pessoa divertida. Com uma rápida tradução, temos o seguinte:

“É importante que todos nós entendamos exatamente quem Pencils of Promise é… que é o motivo de estarmos fazendo esse guia para garantir que você saiba.

Sim, nós somos sem fins lucrativos. Mas também somos uma marca. E apesar de sermos um tipo revolucionário de marca, o nos-coloque-em-uma-caixa-e-vamos-provar-que-a-caixa-nem-mesmo-existe tipo de marca, nós precisamos de alguns padrões de marca que vão ajudar as pessoas a nos reconhecer imediatamente em qualquer momento que nos ver, ouvir ou interagir conosco ao redor do mundo”.

Esse brand book cumpriu tanto com o objetivo dele que eu, que não conhecia a marca, fui procurar como poderia ajudar de alguma forma. Ou seja, me fez entender a essência e me engajou na causa.

O brand book é um material extremamente importante para sua empresa, não hesite em conversar conosco para juntos desenvolvermos a melhor forma de transmitir a essência e a personalidade da sua marca.

Converse com o nosso consultor Guto Bellini e desvende o DNA da sua marca, relate um documento crucial para o alinhamento do seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*