A importância do posicionamento de marca no meio digital

 

O posicionamento de marca é o lugar que a sua empresa quer ocupar na mente do consumidor. Como ela quer ser lembrada pelo público e todos aqueles que se envolvem com ela. Isso normalmente já é definido antes do empreendedor começar a sua empresa ou nos primeiros momentos de contato com o cliente, porém, é comum observar que existe uma dificuldade em transpor para o meio digital todo o relacionamento e posicionamento que se tem no mundo offline.

 

Confira como a sua empresa pode ter um posicionamento digital relevante e tirar bons resultados desses meios.

 

Comunicação digital x offline

 

No meio online, tudo acontece de forma mais dinâmica e as respostas podem vir instantaneamente, ao contrário do que acontece no offline, onde se expõe uma propaganda na rua, em revistas e na televisão e só se sabe as consequências dela dias depois. Esse ponto nos leva a uma segunda diferença crucial: passividade. Nos meios tradicionais, o público não interage com a comunicação, ele simplesmente vê, escuta ou lê, sem poder fazer nada em relação a isso, ao contrário do digital, onde ele pode interagir, dizer imediatamente se gostou ou não e até comprar diretamente a partir da publicidade.

 

Essa mudança pode fazer com que algumas empresas não saibam como fazer uma comunicação digital e acabam por copiar o offline, o que não traz resultados positivos.

 

Não invente um novo personagem para o digital

 

O erro mais comum de uma empresa é mudar o seu posicionamento e se deixar levar pela informalidade do meio digital. O online permite sim uma linguagem mais coloquial, em tom de conversa, porém, levando em consideração como é a sua marca fora dele também.

 

Se a sua empresa é mais séria (ex: advocacia, contabilidade, seguro etc), mantenha a seriedade no seu posicionamento online. Não há necessidade da formalidade extrema, mas uma mudança brusca pode afastar os seus atuais clientes e público por não mais se identificarem com a marca.

 

Por outro lado, temos como exemplo os bancos. Instituições sérias que mantinham uma linguagem formal, mas que ao longo dos anos vêm mudando para ter uma conversa mais próxima do público. Aqui é importante frisar que essa mudança não aconteceu somente no meio online, mas também em todo o posicionamento offline.

 

Principais estratégias para uma presença online forte

 

Blog: Marketing de conteúdo vem crescendo no Brasil e no mundo e ainda tem bastante espaço para o seu amadurecimento. A ideia central é fazer conteúdos (blog post, ebook, webinar, kits etc) para ajudar o seu público a identificar o problema que estão passando e a como solucioná-lo, sem fazer propaganda sobre a sua empresa. Ao se tornar referência no assunto, elas vão lembrar de você quando se sentirem prontas para comprar uma solução.

 

Redes sociais: identifique aquelas em que o seu público-alvo se encontra e esteja nelas, mas com o cuidado de não criar perfis em diversas redes que não conseguirá gerenciar. Um perfil desatualizado ou um blog abandonado apenas prejudicam a sua marca.

 

Newsletter: Não, o email não morreu, ele inclusive continua sendo o melhor meio de comunicação e de vendas. Mande um conteúdo que interesse ao seu público, não só com posts do seu blog, mas faça uma curadoria do mercado e, o mais importante, não confunda newsletter com spam.

 

Para ter um posicionamento de marca digital relevante é necessário combinar estratégias diferentes e sempre acompanhar os resultados. Isso irá te ajudar a aumentar o seu market share, reconhecimento e, claro, vendas, então, não hesite em contar com o apoio de um profissional.

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