Quem está atrás de novos clientes precisa estar também atento às estratégias que podem ajudar na missão de conquistar negócios mês a mês. Dentre essas estratégias, uma que tem ganhado espaço e mostrado muita eficiência é a estratégia de CRM.

Essas três letras que em português significam Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente trazem inúmeras vantagens para sua equipe de vendas. Hoje vamos falar sobre o que é CRM e os principais benefícios. Confira!

CRM: O que é?

Muito mais do que um software de gerenciamento, CRM é a estratégia que coloca o cliente como foco da negociação.

A técnica de falar do produto e somente do produto ficou para trás. E é por isso que criar e manter relacionamentos com seus clientes é tão fundamental.

Uma forma simples de entender o que é CRM é pensar naquele mercadinho de bairro da década de 90. O cliente ia lá três vezes por semana buscar leite, pão e queijo. O dono sabia seu nome, a quantidade de pães que levava e qual marca do leite preferido. Tudo isso ficava anotado em uma caderneta, que registrava os dados e preferências dos compradores.

Isso é aplicar a estratégia de CRM sem um software. Mas será que é a melhor opção?

Imagine se essa caderneta fosse perdida, significaria o fim desse relacionamento tão importante entre vendedor e cliente.

Foi por isso que, com a propagação das novas tecnologias e os desenvolvimentos em TI, ainda nos anos 90 começaram a aparecer os softwares de CRM.

Hoje eles existem nos mais variados modelos (instalados ou em nuvem, brasileiros ou estrangeiros, de interface amigável ou mais complicados de usar) e estão presentes em cada vez mais empresas pela facilidade e segurança que trazem ao trabalho de gerenciamento de relacionamento e consequentemente vendas.

Aqui na StudioDesign trabalhamos com algumas opções e encontramos a ideal para nosso modelo de trabalho atual. O Moskit CRM, além de ser brasileiro e cobrado em real (grande vantagem quando comparado aos que são cobrados em dólares ou euros e dependem da variação cambial) foi muito fácil de ser implantado e é por isso que recomendamos aos nossos clientes.

As vantagens que o CRM traz para uma empresa e que é um grande diferencial é:

#1 Registro de históricos

Um dos principais benefícios que o CRM traz para uma empresa é a possibilidade de ter todo histórico de atendimentos registrados na ficha de cada cliente.

Isso significa que não é mais necessário anotar em papeis soltos detalhes como “pediu para ligar depois das 15h” ou “não responde e-mail, melhor entrar em contato por ligação”.

Além disso, você poderá escrever de forma detalhada tudo que foi conversado, para não precisar lembrar toda vez que for entrar em contato com esse cliente. Ou seja, não é preciso mais depender somente da memória.

É importante lembrar que ao trabalhar com um CRM instalado você corre o risco de ter algum problema com sua máquina e perder todos esses dados, então o ideal é um CRM online, em nuvem.

#2 Cria relacionamentos

Hoje todo mercado está altamente competitivo e é preciso destacar-se para ter seu lugar ao sol. O relacionamento com o cliente é uma arma poderosa para realizar esse trabalho.

Ao mostrar que se importa com o que te está sendo falado, que conhece seu cliente de fato, você com certeza capta mais a atenção do seu cliente que se precisar optar entre você e um concorrente, lembrará de você.

O CRM te ajuda nisso por possibilitar o cadastro de informações importantes, datas de aniversário, datas relevantes para a negociação (quando foi feita a primeira compra, por exemplo)

#3 Controle da produtividade e dos números

Para além do relacionamento com o cliente, o CRM traz a possibilidade de controlar de perto a produtividade da equipe e a sua própria.

Você cadastrará atividades (dos mais variados tipos) e poderá visualizar quantas foram realizadas ao longo do mês.

Outro ponto extremamente importante é o acesso ao Funil de Vendas. Com ele você cadastra todas as etapas da venda do seu negócio e tem em mãos o número de clientes em cada etapa e porcentagem dos que estão evoluindo dentro desse Funil.

O uso do CRM tem nos proporcionado uma melhora em nosso processo e a possibilidade de entregarmos mais resultados aos nossos clientes.

Somos parceiros credenciados do Moskit CRM e podemos te ajudar a implantar e colher os frutos dessa mudança em sua empresa também! Ficou interessado? Entre em contato com a gente!

Category
Tags

Comments are closed

×